Duas pessoas são presas após furto de materiais do Contorno Viário em Palhoça

Duas pessoas foram presas por furtar materiais do Contorno Viário, em Palhoça, na noite desta terça-feira (22).

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) faziam a ronda quando avistaram quatro homens carregando um feixe de vergalhões de ferro pelo acostamento da BR-101, perto das obras do Contorno. Ao perceberem a viatura, os homens soltaram o material e saíram correndo em direção à vegetação.

Furto no Contorno Viário nesta terça-feira (22)

PRF avalia furto no Contorno Viário na região metropolitana de Florianópolis – Foto: PRF / Divulgação / ND

Após uma rápida perseguição, a PRF conseguiu capturar dois homens, ambos residentes do Paraná e com idades de 29 e 31 anos. Eles foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Palhoça, onde enfrentarão acusações de furto. Os outros dois suspeitos sumiram na mata e não foram localizados.

A empresa responsável pela construção do Contorno Viário da BR-101, a Arteris Litoral Sul, confirmou a origem do material furtado.

A concessionária afirma que este é um problema recorrente na obra do Contorno Viário. Já foram roubados luminárias, defensas, aço, cabos elétricos, gradil de proteção de passeio de pedestres dos viadutos, cerca, arames lisos das cercas, mourão de concreto, entre outros.

A concessionária informou que a área de construção é monitorada por câmeras de segurança. Sempre que uma atividade criminosa é detectada, as autoridades policiais são prontamente notificadas. A Arteris também destacou que todas as provas das ações criminosas são compartilhadas com a polícia, para facilitar a identificação dos infratores.

Vergalhões de ferro

Também conhecido como varão ou ferro de construção, o vergalhão é uma barra de ferro de superfície lisa ou nervurada muito utilizada como elemento de fundação na construção civil.

Esses materiais são resistentes e versáteis e normalmente são utilizados na armação de colunas ou em estruturas de reforço, como lajes e outras fundações.

Sobre o Contorno Viário

A obra do Contorno Viário, que visa desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana de Florianópolis, está com o prazo de entrega atrasado em 11 anos. Após atrasos desde sua programação inicial em 2008, a obra tem enfrentado vários contratempos.

Recentemente, a saída da empresa Azavedo & Travassos causou a suspensão dos trabalhos desde o final de junho. No entanto, após a visita da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a obra foi retomada na semana passada.

A Arteris anunciou um acordo com a ANTT e divulgará nos próximos dias o nome da construtora que irá assumir as obras de arte especiais, assim como o cronograma atualizados dos trabalhos.

Enquanto isso, a Aterpa Engenharia assumiu a terraplanagem, e a Lacerda Engenharia ficou a cargo da drenagem.

Com 50 quilômetros de extensão, o trecho do Contorno Viário atravessa as cidades de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça e é percorrido por milhares de motoristas diariamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.