‘Capmodels’: capivaras galegas se exibem e desfilam em Ilha da Grande Florianópolis

Quase como modelos, as capivaras loiras que habitam a Ilha de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, se tornaram o “ponto turístico” mais adorável para os turistas que visitam a região, principalmente pela sua pelagem diferenciada e, é claro, pelo seu charme inconfundível.

‘Capmodels’: capivaras galegas se exibem e ‘desfilam’ em Ilha da Grande Florianópolis

“Capmodels” desfilam pela Ilha exibindo suas madeixas loiras – Foto: Luciano Dantas Bugarin/Cedido/ND

Acelino, ex-proprietário de embarcação e guia local, relembra os dias em que as capivaras eram as verdadeiras celebridades da Ilha:

“Quando trabalhava, eu sempre dava um brinde para o primeiro que encontrasse uma capivara ‘galega’. Elas eram, sem dúvida, as grandes estrelas do meu passeio”, conta.

A expressão “galega” é uma referência carinhosa à coloração loira e única desses animais, que, segundo Acelino, se assemelham aos surfistas locais.

A suspeita é que a adaptação ao ambiente marinho, com água salgada e muito sol, pode ser responsável por seus “cabelinhos loiros”.

Uma espécie de versão roedora dos surfistas locais, as capivaras galegas conquistam corações com sua presença descontraída e estilo praiano.

Uma espécie de versão roedora dos surfistas locais, as capivaras galegas conquistam corações com sua presença descontraída e estilo praiano

A suspeita é que a espécie seja uma versão roedora dos surfistas locais – Foto: @drone.larx82/Instagram/Reprodução/ND

Capivaras na Grande Florianópolis

O biólogo da UFSC, Maurício Graipel, destaca o aumento significativo no número de capivaras em Santa Catarina desde 1995.

Ele atribui esse crescimento às ações de conservação e à criação de Unidades de Conservação, além de legislações ambientais que protegem esses animais.

A adaptação desses roedores a ambientes naturais protegidos permitiu uma rápida multiplicação e sua dispersão em direção às cidades, como Anhatomirim e Ilha de Santa Catarina, salienta.

Ele atribui esse crescimento às ações de conservação e à criação de Unidades de Conservação, além de legislações ambientais que protegem esses animais

Capivara fazendo “lanchinho” Beira-Mar de Florianópolis – Foto: Júlia Bitencourt/ND

Sobre a coloração, Graipel revela que a tonalidade mais clara é uma resposta ao ambiente. “Animais que vivem em ambientes mais abertos tendem a ser mais claros”, explica.

Seus “cabelinhos loiros” podem ser influenciados pelo meio em que nadam e se deitam, acumulando poeira ou até mesmo microalgas nos pelos.

Animais da Ilha

O “menu” de animais da região vai além das capivaras. Acelino também destaca a incrível parceria entre fragatas e golfinhos na busca por alimentos.

Acelino também destaca a incrível parceria entre fragatas e golfinhos na busca por alimentos. 

A Ilha do Anhatomirim está localizada em uma região em Governador Celso Ramos conhecida como Baía dos Golfinhos – Foto: Reprodução/ND

As fragatas lideram a busca por cardumes, enquanto os golfinhos atacam os peixes na superfície. A recompensa? As fragatas pegam carona na vitória dos golfinhos, garantindo também seus peixes. Uma colaboração única!

Além disso, a Ilha conta com a presença de lagartos que aproveitam o sol para “lagartear”, complementando a diversidade da fauna local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.