Inspirado no Oscar, evento marca abertura do ano letivo 2025 com mais de 350 educadores em Areias de Baixo

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na manhã desta sexta-feira (07/02) a cerimônia de abertura do ano letivo de 2025 para os profissionais da educação municipal. O evento, realizado no auditório da Comunidade Católica Divino Oleiro (CEAR), no bairro Areias de Baixo, reuniu 358 educadores, entre professores, coordenadores e diretores escolares. A programação incluiu atividades preparatórias para a volta às aulas nas escolas da rede municipal.

Participaram do evento o prefeito Marcos Henrique da Silva, o vice-prefeito Aldir Dourival Rosa e o secretário de Educação, Adilson Costa.

“Eu sempre digo, o sucesso da Educação de Governador Celso Ramos é um trabalho de todos nós juntos em prol de fazer o melhor para o nosso povo”, afirmou o prefeito durante a abertura do evento, em sua mensagem de boas-vindas aos educadores.

Com o tema “Educação em Filme: professores protagonistas na construção de histórias transformadoras”, a cerimônia fez uma alusão ao Oscar, premiação que celebra o cinema mundial. O evento contou com ícones e símbolos da sétima arte, como o personagem Batman, o tradicional Red Carpet — espaço icônico montado para recepcionar as celebridades — e até estatuetas da premiação cinematográfica. A proposta foi inspirar e reconhecer os educadores como agentes ativos na criação de narrativas que promovam mudanças significativas na educação e na vida dos estudantes.

Como parte das atividades, foram realizadas premiações no estilo Oscar para os melhores professores de 2024, divididos nas categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Educação Inclusiva, Professor Informal e Melhor Gestão. Além disso, houve a premiação da plataforma Aprende Brasil, que destacou os professores que mais utilizaram a ferramenta no ano anterior, nas categorias Fundamental I e II.

Um dos destaques da programação foi a palestra da renomada educadora Emília Cipriano Sanches, graduada em Serviço Social e Pedagogia, mestre em Psicologia da Educação e doutora em Educação. Utilizando a temática de filmes e o Oscar, Emília conduziu uma reflexão sobre o papel da educação e os desafios contemporâneos enfrentados pelos profissionais da área.

Após a cerimônia de abertura inspirada no Oscar, a expectativa é que os educadores levem a criatividade e a magia do cinema para as salas de aula, incentivando os alunos a construírem narrativas transformadoras e dignas de produções de cinema.

O ano letivo de 2025 para os 3.314 estudantes matriculados nas 18 instituições de ensino da rede municipal de Governador Celso Ramos terá início na próxima segunda-feira (10/07) com muitas histórias para serem contadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.